Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Trabalhadores da Caixa definem suas pautas de reivindicações

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) realizou, nos dias 19 e 20 de maio, o Encontro Estadual dos Empregados da Caixa. O evento aconteceu de forma online, pela plataforma Zoom, e definiu as pautas a serem levadas para o 38° Congresso Nacional (Conecef), a ser realizado em junho deste ano.

O presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, Antônio Luiz Fermino, lembrou que há muito em jogo neste ano. “Não vamos apenas trabalhar na nossa campanha salarial, mas também nas eleições deste ano. Teremos duas opções: aquela que inclui os trabalhadores, a população mais carente e aquela que exclui e governa para uma minoria. A escolha por Lula presidente é óbvia e devemos lutar por isso”, opina.

No primeiro dia (19), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) discursou aos presentes e se colocou a favor da defesa dos bancos e empresas públicas. “O PT sempre irá ficar do lado da defesa dos interesses da população. Estamos juntos com as trabalhadoras e trabalhadores da Caixa para não permitir que haja privatização. O Bolsonaro veio para destruir tudo o que tínhamos. Nós iremos reconstruir”, garante.

A também deputada federal Erika Kokay (PT-DF) participou do evento. Kokay, que é bancária da Caixa, fez duras críticas ao Bolsonaro e ao atual presidente da Caixa, Pedro Guimarães. “Não podemos aceitar os desmandos tanto de Bolsonaro quanto de Pedro. O Brasil e a Caixa merecem pessoas mais competentes para administra-los”, encerra.

Os participantes do encontro também debateram o primeiro dos três eixos referentes aos temas a serem encaminhados ao 38° Conecef. Foram debatidas propostas que envolvem a democracia, a defesa da Caixa e empresas públicas e pandemia.

Já no segundo dia de debates (20), foram definidas as propostas no eixo Saúde, com destaque para questões como fim do assédio moral, Saúde Caixa para todos, adequação dos equipamentos de trabalho, entre outros. Os presentes também discutiram as propostas no eixo Direitos, como a manutenção de todos os direitos dos trabalhadores do banco, contratação imediata dos aprovados em concurso, etc.

O Encontro Estadual elegeu ainda os representantes do Paraná que estarão no Congresso Nacional, tanto de forma presencial quanto de forma virtual.

Autor: Flávio Augusto Laginski  |  Fonte: Fetec-CUT-PR

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]