Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

28/04: Campanha Menos metas, Mais saúde valoriza segurança e saúde no trabalho

28 de abril é Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Para marcar data, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região segue mobilizando sua base, demais trabalhadores e toda a sociedade sobre a importância de promover a saúde física e mental no trabalho.

No início de abril, o movimento sindical bancário lançou a campanha nacional Menos metas, Mais saúde, para dialogar com os trabalhadores sobre a importância da saúde ocupacional e pressionar os bancos e financeiras a adotarem práticas mais humanas e saudáveis de gestão. Entre as primeiras ações, estiveram a visita aos locais de trabalho e a distribuição de materiais de conscientização sobre o tema.

📌 Acesse aqui todas as informações sobre a campanha Menos metas, Mais saúde.

Na última semana, o Sindicato ampliou as ações de mobilização, dialogando também com o presidente da CUT Paraná e bancário Márcio Kieller, com a nova superintendente regional do Ministério do Trabalho no Paraná, Regina Cruz, e com a deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT-PR), da Frente Parlamentar de Proteção à Saúde Mental. Foram entregues a Carta Aberta sobre os problemas enfrentados pela categoria em relação à prestação de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o documento resultante da 1ª Conferência Intersetorial sobre Saúde e Trabalho bancário, realizada em Porto Alegre.

📌 Confira os problemas enfrentados pela categoria no INSS. 

📌 Clique aqui para ler a carta de Porto Alegre. 

🟡 Adoecimento e morte entre bancários

De 2012 a 2021, 42.138 bancários receberam o benefício acidentário reconhecido pelo INSS por conta de doenças e acidentes relacionados ao trabalho. No mesmo período, 156.670 bancários tiveram reconhecido o afastamento por doença comum. Cerca de 54% destes benefícios comuns, no entanto, referem-se a doenças características do trabalho bancário: transtornos mentais, LER/Dort e do sistema nervoso. Ou seja, o que foi reconhecido como acidentário pelo INSS não condiz com a realidade, já que o adoecimento ligado ao trabalho é muito maior do que o efetivamente reconhecido.

Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) – e foram compilados pelo Dieese.

🟡 Transtornos mentais nos bancos

A partir de 2013, transtornos mentais e comportamentais passaram a ser a principal causa de afastamentos na categoria bancária. De 2012 a 2021, apenas os transtornos mentais foram responsáveis por 5% dos afastamentos por acidentes de trabalho (auxílio previdenciário B-91), e 10% dos afastamentos por doenças comuns (B-31), nos grupos econômicos em geral (conjunto total dos trabalhadores brasileiros).

Porém, no mesmo período, no setor econômico em que estão inseridos os bancos e as financeiras, os transtornos mentais representaram 39% dos afastamentos por acidentes e doenças do trabalho e 29% dos afastamentos não reconhecidos como acidente ou doença do trabalho.

“Os bancários e financiários vivem em um ambiente cada vez mais competitivo e adoecedor, em que o lucro está acima da vida. O assédio moral se transformou em um instrumento de gestão dos bancos, o que gera sofrimento e adoecimento dos trabalhadores”, explica a secretária de Saúde do Sindicato, Patrícia Carbornal.

“O número de afastamentos relacionados às doenças mentais nos bancos saltou de 30% em 2012 para 55% em 2021, ou seja, entre os bancários este tipo de afastamento é maior do que na média dos outros setores. Além disso, quando os trabalhadores necessitam do acesso ao INSS, são muitas vezes maltratados, passando por inúmeros empecilhos para o acesso aos direitos”, acrescenta.

#SindicatoNasRedes
> Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
> Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
> Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
> Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato nos seus contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, com informações da Contraf-CUT

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]