Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alerta! Cuidados contra a Covid-19 devem ser mantidos

No dia em que trabalhadores do grupo de risco da Covid-19 estão concluindo o retorno ao trabalho presencial em todos os bancos e financeiras, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região explica os motivos deste retorno e relembra a importância de manter os cuidados de prevenção à doença. Para começar, vale destacar que, em 22 de maio, o Ministério da Saúde do Governo Bolsonaro decretou o fim do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), provocado pela pandemia da Covid-19. Com isso, várias leis, decretos, portarias, resoluções e medidas que estavam em vigor devido ao estado de emergência perderam a validade.

É o caso dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) emergenciais, negociados durante a pandemia e assinados entre os Sindicatos e os bancos, que também perderam a validade. Por isso, o fim da Espin impactou diretamente a categoria, sobretudo aqueles pertencentes ao grupo de risco, que ainda se mantinham em home office. “Avaliamos como uma irresponsabilidade do Governo Bolsonaro acabar com o estado de emergência, contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias. Sabemos que a pandemia ainda não acabou!”, avalia Antônio Fermino, presidente do Sindicato.

Recentemente, a Fiocruz publicou o Boletim do Observatório Covid-19, mostrando que, apesar da queda dos óbitos, as desigualdades na imunização pelo país indicam que a pandemia ainda perdura. A instituição alerta que os dados mostram também que a contaminação deve continuar subindo e, por isso, todos devem acentuar os cuidados para evitar a transmissão do vírus, antes mesmo que as autoridades editem decretos mudando as regras de prevenção. Vale relembrar também que mais de 665 mil brasileiros já perderam suas vidas para a doença.

📌 Leia mais: Casos de Covid-19 voltam a subir e geram preocupação

Sindicato exige medidas preventivas

Diante desse quadro, no dia 26 de maio, o Sindicato enviou ofício aos bancos e financeiras de sua base cobrando a adoção de medidas de proteção contra as síndromes respiratórias, sobretudo a Covid-19. O documento solicita que os empregadores incentivem que seus funcionários completem o esquema vacinal, conforme orientação da Secretaria de Saúde de Curitiba; exijam o uso de máscaras, cobrindo nariz e boca, em locais fechados ou com grande circulação de pessoas, conforme orientação do novo Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social; disponibilizem máscaras do tipo PFF2 para todos os funcionários; e orientem que pessoas com sintomas de gripe não compareçam ao trabalho presencialmente.

“Curitiba e região vêm atingindo números alarmantes de contaminação pela Covid-19. Sabemos que o ambiente bancário é propício a transmissão do vírus. Por isso, estamos cobrando responsabilidade dos bancos e reforçamos a importância de todos completarem o esquema vacinal, continuarem a utilizada máscara e não trabalharem no presencial quando apresentarem sintomas da Covid-19 ou gripe”, alerta a secretária de Saúde do Sindicato, Patrícia Carbornal. Por conta dos números, vários municípios, entre eles Curitiba, voltaram a recomendar o uso de máscara em locais fechados, como escolas, comércios e locais de trabalho.

> Confira o Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba.

Para o secretário de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Mauro Salles, as bancárias e bancários devem ficar atentos e cumprir todos os protocolos orientados por especialistas, pois em seu trabalho estão sempre em contato com grande número de pessoas. “Essa é a melhor forma de proteger a si mesmo, a própria família e a sociedade como um todo”, alerta Salles.

Trabalhador, faça sua parte

O Sindicato reitera que é fundamental que bancários e financiários continuem adotando as já conhecidas medidas de proteção contra a Covid-19. Também é fundamental realizar o isolamento e a testagem em caso de sintomas. Conheça e siga as principais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para se proteger:

> Mantenha distância de outras pessoas de pelo menos 1 metro.
> Evite aglomerações.
> Use máscara, especialmente em locais fechados. Troque o equipamento sempre que ele ficar úmido.
> Prefira locais abertos e ventilados. Abra uma janela se estiver em local fechado.
> Limpe as mãos com frequência, com sabão e água ou álcool em gel.
> Mantenha-se em dia com a vacinação. Até o momento, todos adultos devem ter tomado a primeira dose de reforço.
> Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.
> Evite tocar superfícies de locais públicos. Limpe superfícies com frequência.
> Fique em casa se você sentir indisposição ou sintomas.
> Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar. Se possível, ligue antes para a unidade de saúde e peça orientações antecipadas.
> Mantenha-se informado sobre a situação em sua localidade.

Se o seu local de trabalho tiver casos de Covid-19, informe o Sindicato!

> Telefone: (41) 3015-0523
> WhatsApp: (41) 9 9989-8018
> Canal de denúncias no site 
> E-mail: sindicato@bancariosdecuritiba.org.br

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]