Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dirigentes de Curitiba solicitam medidas de inclusão nos atendimentos junto à Cassi em Brasília

Demandas incluem procedimentos e adequações para atender transição de gênero e solicitação de ampliação de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região foram recebidos na sede da Cassi, em Brasília, na manhã desta quinta-feira, 04 de maio, para entregar uma pauta de demandas locais dos usuários do plano de assistência à saúde para promoção da inclusão.

Transição de gênero

Entre as reivindicações apresentadas, estão diversos pedidos para acompanhamento e inclusão de pessoas em transição de gênero, tais como: pedido de inclusão do nome social e gênero nas carteirinhas de usuário, sistema interno e toda documentação de saúde utilizada para procedimentos; estabelecimento de equipe multidisciplinar pela Cassi pra acompanhamento em transição de gênero (com psicologia, psiquiatria e endócrino), que tenham especialidade em sexualidade e transição de gênero; inclusão de medicamentos e procedimentos de hormonioterapia; disponibilidade de procedimentos de feminização e masculinização de corpo e face custeados pela Cassi.

Atualmente, a Cassi só está realizando os procedimentos e custeamento de transição de gênero mediante decisões judiciais favoráveis aos usuários.

Olhar diferenciado para TEA

Desde o mês de março, o Sindicato tem cobrado da Cassi Curitiba a ampliação do rol de profissionais especializados para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente com a inclusão de neuropediatras.

A demanda foi ampliada, para que seja dado pela Cassi um olhar diferenciado tanto para funcionários quanto seus dependentes, pauta também levada para ser debatida nacionalmente, por haver reconhecimento de demanda por parte da Cassi e de dificuldade no credenciamento desses profissionais, que são fundamentais no desenvolvimento de crianças e atendimento de pessoas com TEA.

A Cassi tem a especialidade Neurologia ou Neuropediatria no seu credenciamento e aparecem vários profissionais, porém a maioria não é especializada no atendimento à pessoa autista. Os profissionais que atuam com neuro especializada se dedicam ao estudo de transtornos do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso, atuando principalmente no processo de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A reivindicação é para abranger também outras especialidades que estejam dedicadas ao acompanhamento de TEA, como fonoaudiologia ou psicologia, por exemplo.

 

Participantes da reunião

A reunião teve a presença da diretora da Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Patricia Carbornal, dos representantes do Paraná no Conselho de Usuários da Cassi, Alessandro Garcia (Vovô), Danielle Bittencourt e Tania Leyva, bem como das dirigentes sindicais Ana Paula Busato, funcionária do Banco do Brasil, e Vanderleia de Paula, dirigente da Fetec. Por parte da Cassi, estiveram presentes o coordenador de atenção primária e serviços, Ricardo Tavares, e o assessor da área, Ricardo Linares.

“Com as mudanças de governo e rumos que desejamos para o país, nós temos levado à direção do BB e, consequentemente, às gestões da Cassi e da Previ, muitos dos nossos anseios de retomada de condições que tínhamos anteriormente.  No caso da Cassi, o caminho da solidariedade e da humanização no atendimento.  E esses dois temas que levamos à Brasília são de extrema importância, pois trazem a preocupação da inclusão e do acolhimento de diversos de nossos associados”, explica Alessandro Garcia (Vovô).

“A nossa solicitação para a Cassi foi para que a instituição tenha um olhar diferenciado e foco na sensibilização dos profissionais de saúde e na estruturação da Cassi, tanto no atendimento com a garantia de direitos para as pessoas trans, como para as pessoas com transtorno do espectro autista e pessoas com deficiência (PCD). É muito importante o movimento sindical fazer este diálogo com a Cassi, dando voz e buscando avanços para esses temas”, finaliza Patricia Carbornal.

A avaliação dos dirigentes do Sindicato é que a reunião foi muito positiva, considerando que a Cassi apresentará novidades alinhadas com as demandas reivindicadas pelos usuários através das reuniões com a participação do movimento sindical.

#SindicatoNasRedes
> Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
> Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
> Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
> Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato nos seus contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]