Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quais são as prioridades dos bancários e bancárias do Paraná

Segundo dia da Conferência Estadual aprofundou o debate das reivindicações da categoria.

O segundo dia da 24ª Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias do Paraná, na manhã deste sábado, 28 de maio, iniciou com a apresentação dos resultados da consulta de prioridades da categoria para a Campanha Nacional 2022. O secretário de Formação do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, José Altair Monteiro Sampaio, e a secretária Geral do Sindicato dos Bancários de Londrina, Danielle Ruza, foram os responsáveis pela condução dos debates.

📌 Leia mais: Abertura da Conferência Estadual reforça a importância de reconstruir o Brasil 

Perfil dos respondentes

2.420 bancários e bancárias das bases dos 10 Sindicatos filiados à Federação das Empresas dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) responderam à consulta. Destes, 60% são homens e 40% são mulheres; 33% têm de 30 a 40 anos, 31% têm de 40 a 50 anos e 24% têm acima de 50 anos; 81% se declararam brancos, 12% pardos, 4% amarelos e 2% pretos.

Dos respondentes, 69% trabalham em agências bancárias e 31% trabalham em departamentos administrativos; 38% tem mais de 15 anos de banco e 12% tem até cinco anos de trabalho. Do total, 41% são funcionários do Banco do Brasil; 25% são empregados da Caixa Econômica; 18% do Bradesco; 11% do Itaú; e 4% do Santander.

Prioridades

Para as cláusulas econômica, 79% da categoria no Paraná considerou muito importante garantir aumento real; 54% responderam ter alta prioridade conquistar aumento da PLR , 58% aumento do piso salarial e 48% o Plano de Cargos e Salários; 58% da categoria também considera muito importante valorizar o Vale-Refeição e o Vale-Alimentação.

📌 Clique aqui para conferir a apresentação com todos os dados da consulta.

Nas cláusulas sociais, a manutenção dos direitos é importante para 22% dos bancários e bancárias que responderam; 15% consideram saúde e condições de trabalho uma prioridade e outros 15% querem metas menos abusivas. Sobre saúde, 50% da categoria informou ter sido contaminada pela Covid-19, sendo que 25% apresentaram fadiga como sequela, 19% ansiedade e 17% perda de memória. 35% dos respondentes também informaram terem feito uso de medicação controlada nos últimos 12 meses.

📌 Confira também os resultados parciais dos bancários de Curitiba e região.

Avaliação

“O resultado da consulta de prioridades da categoria é muito importante para que possamos avaliar os principais temas que têm afetado o dia-a-dia dos trabalhadores, os pontos que são mais importantes serem debatidos e negociados com os banqueiros. Além de nortear a construção da nossa minuta, a consulta amplia a participação da categoria e democratiza nossa campanha, que é nacional!”, avalia Antônio Fermino, presidente do Sindicato.

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]